Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Ilha de Marajó

Ilha de Marajó

A Ilha do Marajó é a maior ilha fluvial-marítima do mundo, ou seja, é a maior ilha de rio e mar simultaneamente. Ela encontra-se o estado do Pará ao norte do Brasil, e está situada na foz do maior rio do mundo, o Rio Amazonas. O canal do Rio Amazonas separa a Ilha do Marajó da capital do estado do Pará, Belém. É tida por muitos como um paraíso de florestas tropicais, mas a ilha é bem dividida em relação a seus biomas, o lado oeste como já foi dito é coberto pela vegetação da Floresta Amazônica, o lado leste é recoberto por planícies de gramíneas, o que favorece a maior criação de búfalos do mundo.

A região tem como principal atividade econômica a criação dos búfalos, é onde se encontra o leite de búfala, mussarela de búfala e outros artigos oriundos deste animal.



Outra grande produção da ilha é a de açaí, fruta que anteriormente era apenas consumida na região e/ou nativos e turistas, acabou sendo exportada e caiu no gosto das pessoas, há alguns anos houve uma grande polemica com o nome Açaí, este foi registrado por uma empresa japonesa, o Ministério do Meio Ambiente brasileiro entrou em ação e recuperou a marca, facilitando assim a exportação do produto para novos locais.


O açaí sem duvida alguma é a maior marca da Ilha do Marajó juntamente com a criação de Búfalos, talvez por isso os agricultores locais tenham ficado tão revoltados com o “roubo” da marca da fruta, afinal ela é uma fruta típica da Floresta Amazônica. Outras atividades importantes da ilha é a produção de borracha, a extração de madeira e a pesca.

Se desejar visitar a ilha, procure ir entre os meses de junho a janeiro, pois mesmo chovendo durante todo o ano, entre esses meses a ilha não estará tão alagada, pelo volume grande de chuvas, como nos meses subsequentes. Se realmente for ate a ilha, lembre-se de levar muito repelente, a Ilha do Marajó é repleta de mosquitos. Deve-se ressaltar que é expressamente proibida a caça no local. E lembre-se de levar bonés, calçados próprios para caminhada, protetor solar, roupas leves e de banho, maquina fotográfica e muita disposição. A Ilha do Marajó irá lhe encantar.

Turismo

Fotos Ilha de Marajó
mais locais turísticos do Brasil
atlas