Atlas > Locais Turísticos > Golden Gate

Golden Gate

O maior cartão postal de São Francisco, na Califórnia, a ponte Golden Gate é uma das sete maravilhas do mundo moderno considerada como tal pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. São cerca de oito quilômetros de comprimento de uma estrutura forte de metal que liga São Francisco à Sausalito outro também município da Califórnia. A ponte começou a ser estruturada no inicio do século XX com a intenção de melhorar a cidade californiana que passou por uma crise econômica após um terremoto que aconteceu em 1906.

O nome foi dado involuntariamente quando o engenheiro americano MM O'Shaughnessy citou o nome “Golden Gate Bridge” se referindo à ponte recém projetada, enquanto dava uma entrevista. A referência “Golden Gate” foi devido o estreito que divide as duas cidades. Mesmo depois de finalizada, os responsáveis pela obra juntamente com o governo local optaram por não mudar o nome.



Esse ano, a ponte completou 75 anos desde a sua construção e foi montado todo um esquema pela prefeitura local para a comemoração da data. Exatamente na data da inauguração, 27 de maio, um show de fogos de artifícios iluminou o céu californiano com muitas luzes dos mais diversos formatos. O tráfego da ponte foi interrompido por cerca de 1 hora e cerca de 300 mil espectadores foram conferir o espetáculo que encerrou um dia repleto de comemorações pela data.

A famosa ponte já foi usada diversas verdes como cenário para produções cinematográficas. O seriado Monk – Um detetive diferente teve diversas cenas gravadas na ponte, inclusive em situações engraçadas como sendo uma das fobias do detetive.


Em uma produção mais recente, o filme “X-Men O Confronto Final” foi também uma das mais incríveis cenas gravadas na ponte. A emocionante luta entre os mutantes do bem e os comparsas do Magneto parou a ponte e a destruiu por completo nas telas do cinema.

De acordo com estatísticas, cerca de 300 mil veículos circulam por dia na Golden Gate e mais de três bilhões estimados desde a inauguração. Durante a construção da ponte, cerca de 10 operários morreram e segundo estatísticas mais de mil e quatrocentas pessoas pularam da ponte tentando suicídio, o que a levou ficar conhecida também como a “Ponte dos Suicidas”.

Turismo

Fotos Golden Gate
mais locais turísticos
atlas