Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Festival de Parintins

Festival de Parintins

Festival de Parintins atrai milhares de pessoas para a festa do boi

O Brasil é um dos países com mais riqueza cultural do mundo. São misturas de crenças, mitos e folclores oriundos de toda parte do mundo. Isso aconteceu pela diversidade de colonizadores que chegaram por aqui quando nosso território foi descoberto pelos portugueses. O Festival Folclórico de Parintins é um exemplo dessas manifestações culturais que acontecem por nossas terras. Uma tradição que virou marca registrada no estado do Amazonas. A festa sempre acontece no último final de semana de junho, todos os anos, quando dois grupos de bois, o grupo do Boi Garantido e o grupo do Boi Caprichoso apresentam uma temática pré-escolhida pelos organizadores para um público de aproximadamente 35 mil pessoas.



O festival acontece no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, mais popularmente conhecido como Bumbódromo. São três dias de muita festa, cores, música e tradições folclóricas bem particulares da região que acontece desde 1955. A competição assemelha-se às das famosas escolas de samba do Rio de Janeiro, sendo que estas acontecem em fevereiro durante o carnaval. As agremiações de cada Boi passam por uma avaliação bem rígida de profissionais que votam em 21 quesitos através de nota classificatória. Mas a harmonia com o publico é contagiante e acaba tornando-se um espetáculo a parte.

A festa tem tanta importância para o estado que tudo para durante os dias do festival para que os grupos foquem nas apresentações e apresentem seu melhor no desfile. As televisões locais também realizam cobertura de toda a festa com uma programação bem especial direcionada ao acontecimento.


Por ser uma festa tão particular, acabou chamando atenção nacional e ganhou até uma transmissão feita para todo o Brasil pela Rede Bandeirantes.

Mas quem pensa que a disputa dura apenas os três dias de festa está bastante enganado. Durante todo o ano é comum ver pessoas desfilando pelas ruas de Parintins com as cores do seu boi. O vermelho do Boi Garantido e o Azul que é cor do Boi Caprichoso é tema de festas, campanhas e já foi destaque na musica “Vermelho” da cantora paraense Fafá de Belém que é declaradamente apaixonada pelo boi Garantido e não deixa de participar um ano da festa.

Turismo

Fotos Festival de Parintins
mais locais turísticos do Brasil
atlas