Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Fernando de Noronha

Fernando de Noronha

O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos locais mais paradisíacos no nosso país. Com 26 quilômetros quadrados de área, foi considerado distrito estadual até 1988 quando por decreto passou a ser administrada pelo governo pernambucano. Fernando de Noronha foi considerado Parque Nacional após uma campanha comandada pelo ambientalista José Truda Palazzo Jr e cerca de 8 quilômetros do arquipélago não podem ser explorados, ficando como reserva apenas para visitação monitorada.

A ilha é cheia de histórias e lendas que ajudam a construir a identidade histórica do lugar.



É comum ouvir por lá a história do homem do telhado, do gigante da meia noite ou como faz parte de toda ilha, a lenda do tesouro encantado. Essas e outras lendas surgiram desde o descobrimento do território em 1500. São historias que misturam crenças e mitos de diversos povos que migraram para a ilha. Como Fernando de Noronha foi ocupado por pessoas de diversas etnias, índios, portugueses e sofreu até uma invasão inglesa, mesmo que sem muito sucesso, o território todo virou uma espécie de comunidade cosmopolita.

Como a ilha fica entre os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, quem quer visitar e conhecer o arquipélago pode sair de uma dessas duas localidades. Partindo de Recife, existem voos diários pelas companhias Trip e Gol com aproximadamente 1 hora de viagem. Se o visitante quiser partir de Natal, a viagem é um pouco mais longa, com 1h e meia de viagem e somente a Trip faz esse trajeto.


O trajeto de volta também pode ser feito no mesmo esquema do embarque, porém com apenas 1 voo diário que acontece sempre às 17 horas e deve ser previamente reservado. As passagens para Fernando de Noronha são compradas normalmente nas empresas como acontecem com todos os destinos.

A hospedagem da ilha é constantemente avaliada para que os hotéis e pousadas possam oferecer a melhor qualidade ao turista. Diferente do comum entre a qualificação dos hotéis, em Fernando de Noronha se atribui “Golfinhos” e não “Estrela” para indicar a qualidade. Uma iniciativa bastante diferente e interessante criada pela administração local junto com a Embratur. Então por lá, os hotéis podem ser qualificados com até 3 Golfinhos.

Existem diversas empresas que fazem pacotes turísticos para Fernando de Noronha. É uma viagem inesquecível com certeza e vale muito a pena.

Turismo

Fotos Fernando de Noronha
mais locais turísticos do Brasil
atlas