Atlas > Estados do Brasil > Piauí

Piauí

O Piauí é um dos estados que compõe a região nordeste do Brasil. Assim como todos os outros, caracteriza-se por temperaturas mais elevadas e cultura regional mais firme entre seus habitantes. O Piauí foi uma das poucas províncias que continuaram como colônia portuguesa após a independência do Brasil em 1822 e assim permaneceu por um bom período. Somente após a independência do município de Parnaíba que as cosias começaram a melhorar para os piauienses.

Hoje, apesar de ser pouco explorada turisticamente, oferece bastantes atrativos para visitantes e moradores. A capital, Teresina, tem alguns locais que vale a pena visitar. O Palácio de Karnak, hoje sede do governo do estado, foi lindamente projetado com maravilhosos jardins além de contar com uma pinacoteca onde o visitante encontrará as principais obras de alguns artistas locais, o local é aberto para visitação, porém é preciso marcar com antecedência. A Central de Artesanatos Mestre Dezinho é outro ponto que não pode se deixar de visitar. São 25 lojas somente de produtos artesanais feitos por piauienses. No local você ainda pode desfrutar de um restaurante com decoração típica e que serve comidas regionais.



É no Piauí que encontraremos a maior reserva pré-histórica de todas as Américas. São três reservas registradas e cuidadas pelo governo, a Serra das Confusões, a Setes Cidades e o Parque Nacional da Serra da Capivara. O último é o maior e mais importante entre eles. O Parque conta com fósseis que datam mais de 50 mil anos além de pinturas em pedras e está em constante pesquisa para novas descobertas. É um dos principais atrativos para quem busca turismo histórico e gosta de se aventurar pelas imensas montanhas e terra seca em busca de novos fósseis. A visita do parque é paga e paga firmar acampamento para pesquisas, deve-se antes pedir autorização para a administração local.

Apesar de bem menor que qualquer outro estado do nordeste. O Piauí tem sim um litoral, e muito bonito por sinal. São apenas 66 quilômetros de extensão, mas que compreende lindas cidades e vilarejos. O município de Luiz Correia é um destes. É também um dos principais destinos de nordestinos durante o carnaval. A festa carnavalesca na cidade e bem conhecida e animada.



DADOS PRINCIPAIS:
Sigla: PI
Capital do Piauí: Teresina
Área: 251.529,186 km² (11º maior)
População: 3.036.290 habitantes (18º) (2006)
PIB: R$7.325.106.000 (23º) (2003)
IDH: 0,673 (24º) (2000)
Nome gentílico: Piauiense
Principais Cidades: Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano, Barras, União

Bandeira da Piauí
Bandeira da Piauí


TURISMO PIAUÍ:
Parque Nacional Serra da Capivara

Fotografias do Piauí
Hino do Piauí
Mapa do Piauí



Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: