Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Cristo Redentor

Cristo Redentor

Após 80 de sua construção, o Cristo Redentor ainda leva milhares de visitantes ao Corcovado no Rio de Janeiro.

Quando se fala de pontos turísticos ou símbolos que representem o Brasil ou o Rio de Janeiro, o Cristo Redentor é imediatamente citado. Inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, a segunda maior estátua de Cristo no mundo, vem há 80 anos levando centenas de turistas e admiradores ao Morro do Corcovado para apreciar de perto esta representação tão importante para o Brasil. O Cristo não foi A ideia da construção partiu do Padre lazarista Pedro Maria Boss à Princesa Isabel, pois o religioso achava que o Brasil precisava de um monumento que representasse a religião no Brasil e marcaria também o centenário da nossa independência. Foi então que em 1926 a construção teve seu início. Na época, as opiniões ficaram divididas pois a estátua poderia ser considerada uma forma de idolatria ao cristianismo.



Hoje, visitar o Cristo Redentor quando se estar no Rio de Janeiro é um programa certo. Não existe turismo na cidade sem a parada tradicional no local. Antigamente para poder admirar o Cristo, tinham 220 degraus em inclinação elevada como obstáculos, o que ainda é enfrentado nos dias de hoje, principalmente por aqueles que fazem promessas em subir de joelho as escadarias do monumento. Aos que não podem ou querem chegar ao cume do morro pelas escadas, existem trens saindo da Estação do Corcovado saindo a cada meia hora e fazendo um percurso de 20 minutos aproximadamente para chegar no Cristo. Fazer esse trajeto é bastante interessante pois o caminho percorrido é de uma beleza extraordinária. Carros e ônibus também dão acesso ao local. Coletivos partindo da Zona Norte e Zona Sul do Rio fazem linha direta com o Cristo. Aos que preferem ir de carro, o estacionamento do local é livre, porém o visitante ainda tem que fazer uma caminhada com cerca de 2 km subindo o morro ou pegar um trem.


Em 2007, o Cristo foi considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno o que valorizou ainda mais o monumento. Diversos filmes, clipes musicais, e documentários foram realizados tendo o Cristo Redentor como palco. O acesso ao Cristo hoje está em R$ 44,00 para adultos e R$ 22,00 para crianças entre 06 e 12 anos. Menores de 06 anos tem entrada gratuita e católico também possuem essa vantagem desde que a visita seja agendada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Turismo

Fotos Cristo Redentor
mais locais turísticos do Brasil
atlas