Atlas > Estados Unidos da América > Clima dos EUA

Clima dos EUA

Os Estados Unidos da América possuem mais de 9,5 milhões de quilômetros quadrados. Toda esta extensão resulta em uma grande variedade de climas presentes no país, pois as características climáticas de uma região dependem de diversos fatores como umidade, temperatura e pressão atmosférica. Também sofrem influência de outros elementos como a distância do local até o mar, a altitude, a latitude e as correntes marítimas encontradas no oceano. Desta forma, entre os principais climas encontrados nos Estados Unidos estão o subtropical, o mediterrâneo, o polar e o temperado.



O estado da Flórida, localizado no extremo sul do país, apresenta clima subtropical, com temperaturas mais altas dos que as encontradas, por exemplo, do extremo norte do país, onde o Alasca registra baixíssimas temperaturas e clima polar.

Nas vastas regiões onde há maior ocorrência de planícies, as características climáticas mais comuns são as continentais, com verões quentes e invernos frios. Já a sul da costa Oeste, principalmente no estado da Califórnia, o clima predominante é o mediterrâneo, que apresenta invernos suaves, verões quentes e poucas chuvas.


No geral, porém, na maior parte dos Estados Unidos da América pode-se encontrar o clima temperado, marcado por grande distinção entre as quatro estações do ano, com mudanças regulares de precipitação e temperatura.

Turismo

Estados Americanos
atlas