Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães é um município que possui um território de aproximadamente 269 mil km² e localiza-se (entre o Atlântico e o Pacífico onde se encontra o centro geodésico da América do Sul) no estado do Mato Grosso, Brasil. A Chapada possui lugares turísticos, tais como: o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio à natureza típica de cerrado.



A Chapada dos Guimarães é tida como ponto turístico, pois agregam sítios arqueológicos, sítios paleontológicos, nascentes, cachoeiras, 3.300 km² de parque nacional e 2.518 km² de área de proteção ambiental, reservas estaduais, parques municipais, imóveis tombados pelo Iphan, espécies endêmicas (espécies cuja distribuição geográfica se limita a uma determinada zona do globo), entre outros. A principal fonte de renda dos habitantes além dos diversos passeios naturais destina-se ao artesanato local.

Durante o mês de julho ocorre o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, festival este que conta com a participação da população no quesito de exposição de artes, teatros, shows, cursos, oficinas, jogos recreativos para as crianças e adolescentes, entre outros.


Com relação ao seu clima, este é tido como tropical ou subtropical, dado que a primavera é tida como uma estação chuvosa, até o verão quando o calor se intensifica já no outono inicia-se a estiagem que se fortifica no inverno. No entanto, com relação aos seus aspectos naturais, sua vegetação é o cerrado e possui uma grande diversidade da fauna e flora, sendo conhecida também como uma farmácia a céu aberto devido a inúmeras plantas medicinais.

O Parque é aberto à visitação todos os dias da semana, das 8h às 17h e é cobrada uma pequena taxa para entrar no parque.

Turismo

Fotos Chapada dos Guimarães
mais locais turísticos do Brasil
atlas