Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Chapada Diamantina

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina localiza-se no centro do Estado da Bahia, Brasil. A Chapada é tida como uma região de serras onde nascem todos os rios das bacias do Paraguaçu, Jacuípe e Rio de Contas. Essas águas deslizam pelos relevos e formam cachoeiras que formam piscinas naturais, já a vegetação é composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana.



Com relação a seu surgimento, pode-se dizer que a Chapada nem sempre foi uma cadeia de serras. Há bilhões de anos atrás iniciou-se a formação da bacia a partir de extensas depressões que foram preenchidas com materiais expelidos de vulcões, areias sopradas pelo vento e cascalhos caídos de suas bordas, mas, sem esquecer de mencionar a influência dos rios, ventos e mares. As camadas de arenito, calcários, entre outros, que se encontram na Chapada são depósitos sedimentares primitivos, ou seja, a atual paisagem é fruto das atividades daqueles agentes ao longo dos anos.


Com relação as suas características, a Chapada abrange uma área de aproximadamente 38.000 km² e são as divisoras de águas entre a bacia do rio São Francisco e os rios que deságuam diretamente no oceano Atlântico, como os rios de Contas e Paraguaçu.

A Chapada possui inúmeros atrativos naturais aos turistas, dentre as opções tem a Cachoeira da Fumaça com 380m, o Poço Encantado, inúmeras grutas, trilhas, passeio à cavalo e esportes radicais. Contudo o município fica a 409 Km de Salvador.

Turismo

Fotos Chapada Diamantina
mais locais turísticos do Brasil
atlas