Atlas > Locais Turísticos > Catedral de Notre Dame

Catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre Dame é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Esta localiza-se na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena. A Catedral fora dedicada a Maria, mãe de Jesus e por isso o nome “Notre Dame” que significa Nossa Senhora.

Antes da construção da catedral o local fora antes um local em que os celtas teriam celebrado as suas cerimônias e mais tarde, os romanos erigiriam um templo de devoção ao deus Júpiter. Também neste local existiria a primeira igreja do cristianismo de Paris, a Basílica de Saint-Etienne, mas, em substituição desta obra surge uma igreja românica que permanecerá até 1163, quando se dá o impulso na construção da catedral, que mais tarde fora demolida a pedido Bispo Maurice de Sully.

Durante o reinado de Luís VII, e sob o seu apoio, o projeto de uma nova catedral com o estilo gótico foi aceito e abençoado financeiramente por todas as classes sociais com interesse na criação do símbolo do seu novo poder. Contudo, tendo em conta a grandeza do projeto, o programa seguiu velozmente e sem interrupções que pudessem ocorrer por falta de meios econômicos.



A construção inicia-se em 1163 refletindo alguns traços condutores da Catedral de Saint Denis, mas, ao longo do processo foram vários os arquitetos que participaram no projeto, esclarecendo as diferenças estilísticas presentes no edifício. Simultaneamente levantam-se outras catedrais ao seu redor num estilo mais avançado do gótico, a Catedral de Chartres, a Catedral de Reims e a Catedral de Amiens.

Com relação às turbulências da história, em 1793, no decorrer da Revolução francesa e sob o culto da razão, alguns elementos da catedral foram destruídos e muitos dos seus tesouros roubados. Em 1844 há um programa de restauro da catedral devido à época romântica e poética presente onde o passado é visto agora como uma expressão artística e por isso o motivo da sua restauração. Em 1871, com a curta ascensão da Comuna de Paris, a catedral torna-se novamente pano de fundo a turbulências sociais e em 1991, houve outro projeto de restauro e manutenção da catedral.


Com relação à estrutura, existe ainda nesta catedral uma dualidade de influências estilísticas, isto é, por um lado, reminiscências do românico normando, e de outro lado, a arquitetura gótica.

A Catedral possui três portais, o portal de Santa Ana faz referência ao portal da direita e vem da época do início da construção da catedral e terá sido no início possivelmente pensado para um dos braços do transepto. O portal da Virgem localiza-se a esquerda e, já pensado especificamente para este local, pertence ao século XIII com iconografia referente à Maria. E por último o portal do Julgador, sendo este central e o mais novo do conjunto. No românico a figura central do portal é Cristo em ascensão aos céus, como parte dos acontecimentos de pentecostes ou no papel de Julgador.

Turismo

Fotos Catedral de Notre Dame
mais locais turísticos
atlas