Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

A área das Cataratas do Iguaçu são um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e no Parque Nacional Iguazú, Misiones, na Argentina. A área foi declarada como Patrimônio Natural da Humanidade.

O Parque Nacional brasileiro foi criado em 1939 com o propósito de administrar e proteger o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor. Os parques tanto brasileiro como argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente.



As Cataratas do Iguaçu estão participando da campanha mundial de escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza, organizada pela Fundação New 7 Wonders, e esta entre as 28 finalista da campanha, que deve durar até 2011 e além das Cataratas do Iguaçu a Amazônia é outra concorrente brasileira.

O termo Iguaçu na língua guarani, deriva de y ("água", "rio") e guaçu ("grande"), significa literalmente "água grande", ou seja, rio de "grandes águas". As Cataratas possuem uma lenda para explicar o seu surgimento, dizem que antigamente o Rio Iguaçu corria livre, sem quedas, e na sua margem habitavam índios que acreditavam que o pajé era o deus-serpente, já o cacique tinha uma filha chamada Naipí que iria ser consagrada ao culto do deus M’Boy, mas, Tarobá um jovem guerreiro se apaixona por ela e no dia da consagração eles fogem numa canoa pelo rio, com isso o deus M’Boy furiosos com eles se transformou numa serpente penetrando na terra, provocando desmoronamentos que foram caindo sobre o rio formando assim as cataratas. Contudo, Tarobá se transformou numa palmeira a beira do abismo e Naipí em uma pedra junto a cachoeira, isso é, Tarobá ficou condenado a contemplar sua amada sem poder tocá-la.


A área das Cataratas têm cerca de 275 quedas de água, com uma altura superior a 70 metros ao longo de 2,7 km do Rio Iguaçu. A Garganta do Diabo principia em forma de "U" invertido com 150 metros de largura e 80 metros de altura e é o maior de todos eles.

Turismo

Fotos Cataratas do Iguaçu
mais locais turísticos do Brasil
atlas