Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Cabo de Santo Agostinho

Cabo de Santo Agostinho

Cabo de Santo Agostinho é um município do estado de Pernambuco, Brasil. A cerca de 40 km de Recife, capital de Pernambuco, Cabo é reconhecido como marco geológico mundial por ser o ponto de ruptura entre os continentes africano e sul-americano.

Com relação ao relevo,o Cabo de Santo Agostinho está inserido nas Superfícies Retrabalhadas, que na região litorânea de Pernambuco e Alagoas, é formada pelo mar de morros que antecedem o Planalto da Borborema. Já a vegetação nativa é predominantemente do tipo Floresta Subperenifólia. O município é banhado pelo Oceano Atlântico e está inserido nos domínios do Grupo de Bacias de Pequenos Rios Litorâneos.



Para os turistas, além de visitarem as diversas reservas ecológicas e praias, o local reserva opções para os aventureiros que gostam de esportes aquáticos, como o surf. Há também os monumentos históricos, dentre eles, o Engenho Massangana que guarda parte da história do município, a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e o Forte Castelo do Mar.


O artesanato além de ser fonte de renda entre os moradores locais é uma produção bem diversificada. Algumas festas que ocorrem na praia são bem conhecidas e ocorrem uma vez ao ano, como a Festa da Lavadeira, que acontece todos os anos no dia 1º de maio, na praia do Paiva e as festas juninas que possuem uma atração extra, o trem forró. Pode-se dizer então que a economia do município assenta em atividades de agricultura, indústria, comércio e prestação de serviços, principalmente em torno do Porto de Suape.

Turismo

Fotos Cabo de Santo Agostinho
mais locais turísticos do Brasil
atlas