Atlas > Estados Unidos da América > Bacias Hidrográficas dos EUA

Bacias Hidrográficas dos EUA

A hidrografia dos Estados Unidos da América é usualmente subdividida em três partes: as baías, os lagos e os rios.

Na subdivisão das baías a Baía de Chesapeake é o maior estuário do país, com mais de 150 rios desembocando na mesma. Há também a Baía de São Francisco que é rasa e fértil, além de drenar cerca de 40% dos cursos das águas da Califórnia. Esta baía é também utilizada para transporte desde antes da chegada dos europeus no país. Já a Baía de Massachusetts é uma das três maiores do Oceano Atlântico.



No que se refere aos lagos, o Lado Michigan é o único dos cinco Grandes Lagos da América do Norte que se encontra totalmente em território estadunidense e é também o quinto maior do mundo. Os outros Grandes Lagos são: Superior, Huron, Erie e Ontário – mas a extensão de todos eles se estende até os países vizinhos também.


Quantos aos rios americanos, o mais importante quando à capacidade de navegação é o rio Mississipi que junto com seu afluente Missouri formam a maior bacia hidrográfica da América do Norte. Outros rios importantes são o Columbia e o Colorado, ambos utilizados na irrigação e na geração de energia elétrica.

Turismo

Estados Americanos

atlas