Atlas > Astronomia > Sistema Solar

Existem muitos campos de estudos diversos para que um profissional possa escolher e especializar-se no que mais lhe agrada, sendo que, atualmente, o estudo mais procurado em instituições é a astronomia, podendo estudar diversas partes do nosso universo, o que compõe o mesmo, além de diversos outros pontos importantes para a nossa existência e curiosos para a ciência, adquirindo cada vez mais informação sobre um assunto em questão.

O Sistema Solar é o conjunto da estrela maior, o próprio Sol, com os diversos outros corpos celestes que estão presentes devido a força gravitacional que há no local, sendo que os maiores corpos existentes são os planetas, que também fazem parte de todo o Sistema Solar, além de que, neste conjunto, também estão presentes os chamados planetas anões, que são pequenas massas semelhantes aos planetas, porém com um peso e dimensões que não fazem com que estes encaixem-se na mesma denominação. Além do Sol, dos planetas e dos planetas anões, os satélites naturais também compõe o Sistema Solar, sendo que os cometas e asteróides também fazem parte do mesmo, compondo-o totalmente.


O Sistema Solar é considerado heliocêntrico, pois todos os planetas e outras formas de corpos celestes é quem giram em torno da estrela maior, o Sol, e para identificar o posicionamento e o movimento destes corpos são pesquisadas e comprovadas diversas teorias famosas com o intuito de defini-la como verdadeira, porém sempre há a renovação da mesma com novas descobertas, porém, atualmente, a teoria que mais adequa-se para a descrição do movimento ao redor do Sol é a conhecida Teoria da Relatividade, criada e testada pelo cientista Albert Einstein.

O Sol, parte principal do Sistema Solar, apresenta uma massa significativa, maior do que todos os outros corpos celestes juntos, sendo que somente esta estrela consegue ocupar quase cem por cento de todo o sistema, fazendo com que as outras massas que são apresentadas por planetas, planetas anões, etc. formem, somente, um porcento de todo o Sistema Solar, sendo que o Sol é, também, o centro do mesmo, composto por hidrogênio e hélio, fazendo com que a energia seja feita perante a fusão nuclear.


É estimado que, em todo o Sistema Solar, a Terra seja o único planeta que possua vida, ao menos da forma em que conhecemos, pois a água, que é essencial para os habitantes, provavelmente só existe em nosso planeta.

O Sistema Solar existe a bilhões de anos, cerca de aproximadamente cinco, quando este começou sua formação que conhecemos atualmente, a partir de uma nuvem molecular que condensou-se e formou uma protoestrela, que é conhecido como Sol, além de realizar a formação dos corpos celestes que foram citados anteriomente.

Atlas Ilustrado

Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: