Atlas > Astronomia > Planeta Urano

Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar e situa-se entre Saturno e Netuno, possui 27 satélites ao seu redor e um fino anel de poeira, já seu diâmetro equatorial é possui 51 118 km, isto é, quatro vezes superior ao da Terra e pode-se dizer também que ele equivale a quase 20 vezes a distância da Terra ao Sol.

Uma das características de Urano é com relação à inclinação do seu eixo de rotação que possui quase noventa graus com relação a sua órbita, sendo a mesma não só com relação ao planeta, mas também com seus anéis a satélites, outra característica é que Urano, assim como Vênus possui um movimento de rotação retrógrado.

Com relação ao descobrimento do planeta, pode-se dizer que este foi descoberto no ano de 1781, por um músico alemão chamado William Herschel, que fazia parte da corte do rei Jorge III da Inglaterra. A descoberta fora realizada por um telescópio construído por ele mesmo, embora a princípio relatasse que se tratava de um cometa.

Com relação às características físicas, o planeta possui um núcleo composto de rochas e gelo de diferentes tipos e também possui uma densa atmosfera formada por uma mistura de hidrogênio e hélio que pode representar até 15% da massa planetária. Com relação à inclinação do seu eixo de rotação, o movimento é retrógrado e durante seu período orbital de 84 anos, alternadamente, cada um dos pólos é iluminado permanentemente pelo Sol, enquanto o outro permanece na sombra. Já o campo magnético, seu eixo não é centrado no planeta, ele é deslocado e inclinado em 60º em relação com o eixo de rotação.

Na década de 70 foram descobertos os primeiros nove anéis de Urano, no entanto seus anéis são muito diferentes dos de Júpiter e Saturno, exemplo disso é o anel épsilon exterior é composto principalmente por blocos de gelo com vários metros de diâmetro. No entanto, pode existir um grande número de anéis estreitos, ou possivelmente anéis incompletos ou ainda arcos de anéis, tão pequenos quanto 50 metros de largura.

Dentre os 27 satélites naturais conhecidos, pode-se dizer que seus nomes foram retirados de personagens de várias peças de William Shakespeare e de obras de Alexander Pope, especialmente os personagens principais femininos. Dentre algumas, podemos citar: Ariel (A Tempestade, de Shakespeare); Julieta (Romeu e Julieta, de Shakespeare); Belinda (Rape of the lock, de Pope); Desdémona (Otelo, de Shakespeare); Ofélia (Hamlet, de Shakespeare); Sycorax (Mãe do Monstro Caliban - A tempestade - de Shakespeare) entre outros.

Atlas Ilustrado

Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: