Atlas > Astronomia > Planeta Plutão

Plutão é um planeta do Sistema Solar, considerado também um planeta anão. Localiza-se numa região tida como cinturão de Kuiper e possui uma órbita que comparada com os demais planetas é bem inclinada. Seu maior satélite se chama Caronte e outros dois menores foram chamados de Nix e Hidra (descobertos em 2005) e receberam esses nomes pelo fato das iniciais coincidirem com a Sonda espacial New Horizons.

Com relação às características físicas do planeta-anão, podemos dizer que boa parte é desconhecida dado que nenhuma nave espacial pousou lá até hoje. Com relação à translação, podemos dizer que está ocorre próxima a um plano imaginário chamado "eclíptica", com órbitas quase circulares. Já a magnitude aparente de Plutão é mais tênue do que -30 m, razão pela qual é necessário um telescópio para observá-lo, de preferência com 30 cm de abertura. A atmosfera de Plutão compõe-se provavelmente de nitrogênio, metano e monóxido de carbono, em equilíbrio com nitrogênio sólido e gelos de monóxido de carbono na superfície.

O planeta-anão possui algumas informações, tais como: sua rotação (dia) é de 6.4 dias, sua translação (ano) é de 248 anos, seu diâmetro possui 2274 km, sua temperatura é de -200 °C e sua gravidade 0.4 m/seg.

Na década de 30 um astrônomo americano descobriu um corpo celeste e ao calcular sua órbita classificou-o como o nono planeta, batizado de Plutão. Na década de 70 foi discutido se Plutão seria um planeta ou não devido a sua pequena dimensão e também por possuir uma órbita pequena e ao mesmo tempo achatada. Com a construção de telescópios avançados, os cientistas descobriram um número maior de corpos tão gandes como Plutão, o que levou a considerá-lo não mais como um planeta, mas como um planeta anão.

Contudo, devido a uma descoberta no ano de 2006, referente a corpos celestes maiores que o planeta de Plutão no cinturão de Kuiper (como citado acima), fez com que o mesmo fosse considerado um planeta-anão durante uma conferência ministrada pela União Astronômica Internacional que atribuiu a Plutão o número 1340340 no catálogo de planetas menores, de modo a refletir a sua nova condição de planeta anão.

Atlas Ilustrado

Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: