Atlas > Astronomia > Planeta Netuno

Netuno é tido como o oitavo planeta do Sistema Solar, e o último, em ordem de afastamento a partir do Sol, desde a reclassificação de Plutão para a categoria de planeta-anão. Assim como a Terra, Netuno é também conhecido como “Planeta Azul” e recebeu esse nome devido ao deus romano dos mares.

O planeta foi descoberto no ano de 1846 devido a uma previsão matemática ao invés de uma observação empírica. A atmosfera do planeta é composta de hélio e hidrogênio, assim como em Júpiter e Saturno, mas, diferentemente deles, Netuno possui uma porcentagem mais elevada de água, amônia, metano e possivelmente uma pequena quantidade de nitrogênio. Pode-se dizer que existem traços de metano nas regiões ultra-periféricas que contribuem, em parte, para a aparência azul do planeta.

Com relação a sua característica física, pode-se dizer que Netuno possui uma massa de 1,0243×10^26 kg, e devido a isso é tido como intermediário entre a Terra e os gigantes gasosos maiores, já que sua a sua massa é dezessete vezes a da Terra. Já com relação à temperatura, pode-se dizer que está varia entre -218 °C já que ele se localiza distante do sol. Já a atmosfera de Netuno tem as mais altas velocidades de ventos no sistema solar, que são acima de 2000 km/h.

Acredita-se que a estrutura interna de Netuno consiste em três camadas, sendo que a estrutura interna lembra a de Urano, isto é, um núcleo rochoso coberto por uma crosta de gelo, escondida no profundo de sua grossa atmosfera. Já os dois terços internos são compostos de uma mistura de rocha fundida, água, amônia líquida e metano. Por último, pode-se dizer que a terça parte exterior é uma mistura de gases aquecidos composta por hidrogênio, hélio, água e metano. Contudo, o núcleo planetário de Netuno é composto de ferro, níquel e silicatos e os modelos fornecem uma massa de cerca de 1,2 massas terrestres.

Com relação aos anéis, embora eles não sejam visíveis nas fotografias do telescópio espacial Hubble, Netuno faz parte dos planetas gigantes que possuem um complexo sistema de anéis, isto é, são quatro anéis principais e sua descoberta se deve a uma observação efetuada na década de 80 a bordo de um avião U2 que acompanhou o deslocamento do planeta por algumas horas durante a ocultação de uma estrela.

Netuno possui 13 luas conhecidas, sendo que a maior delas chama-se Tritão, sendo a mesma descoberta por William Lassell apenas 17 dias depois da descoberta de Netuno.

Atlas Ilustrado

Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: