Atlas > Ásia > Turcomenistão

Turcomenistão



O Turcomenistão é um país ainda pouco conhecido, situado na Ásia central e com limites de fronteira com países como Irã e Afeganistão. Mais de oitenta por cento do seu território é coberto pelo Deserto de Karakum, considerado um dos mais secos do mundo, e o centro do seu território é conhecido como Depressão de Turan. Um país de clima quente e de religiosidade muçulmana fervorosa.

História e características
Toda a história do Turcomenistão remete a antigas tribos nômades que chegaram no início do século X, e que vieram provavelmente da região que hoje é localizado o Cazaquistão. O território já foi ocupado pelo lendário império Persa e foi parte integrante da União Soviética, e em 1985 a região foi dividida administrativamente entre Rússia e Reino Unido. Só conseguiu sua independência em 1991, quando o país ganhou uma nova constituição e ideais muito mais democráticos.



A região do Turcomenistão é desértica em sua grande maioria, e na parte sul e leste do território encontram-se as montanhas imponentes do país. Os rios quase não cortam a região, sendo inexpressivos, mas existentes, ocupando principalmente regiões de fronteira. O clima rigoroso é de calor intenso e de muito pouca chuva, mas seus invernos são amenos e não castigam a população.

A maior parte dos habitantes do Turcomenistão vive na costa do Mar Cáspio, e ao longo de rios e oásis subjacentes a ele, sendo que a maior parte da região desértica oferece poucas condições favoráveis à ocupação humana, e permanece quase despovoada. Sua cidade mais povoada, Ashkhabad, sobrevive em um clima quente e sob a paisagem de muçulmanos fervorosos, que estão por todos os lados e são a grande maioria da população do país.

Turismo
As cidades povoadas do Turcomenistão são distantes umas das outras, e a viagem entre locais turísticos e de interessa pode ser longa e cansativa. Mas nas cidades onde o progresso mostra a sua cara podem ser vistos prédios modernos em contraste com antigos monumentos e edifícios históricos (de uma conturbada historia recente), como a estátua de Lênin, por exemplo. Ainda sim, há pelas cidades animais silvestres que passeiam próximo ao território humano, em uma variedade de espécies que impressiona. Lobos, antílopes, gaviões e raposas fazem parte de uma fauna rica e respeitada.

Um dos pontos turísticos mais interessantes do país é sem dúvidas o Museu Nacional de História e Etnografia, que possui uma enorme coleção de peças que remontam toda a história da etnia do país, até seus conflitos e passagens dos impérios Russo e Persa, contando em detalhes cada momento do pequeno país.



DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: República do Turcomenistão (Türkmenistan Jumhuryati)
Capital do Turcomenistão: Ashkhabad
Área: 488.100 km² (52º maior)
População: 5.110.023 (2006)
Idioma Oficial: Turcomano
Moeda: Manat turcomano
Nacionalidade: Turcomana
Principais Cidades: Ashkhabad, Chärjew, Dashhowuz, Mary, Nebitdag

Bandeira da Turcomenistão
Bandeira da Turcomenistão

TURISMO Turcomenistão:
Hino Nacional do Turcomenistão
Mapas do Turcomenistão



Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: