Atlas > Ásia > Timor Leste

Timor Leste



A República Democrática de Timor-Leste é um país muito novo e extremamente pequeno, com uma extensão territorial menor que o menor estado brasileiro, o Sergipe. Sua capital é Dili e sua única fronteira terrestre é com a Indonésia. Foi uma colônia portuguesa durante muito tempo, e foi recentemente motivo de notícias e documentários televisivos devido ao grande número de conflitos que explodia em seu território. Até por esse motivo adquirimos uma imagem ruim e equivocada de um país receptivo e cheio de belezas naturais.

Conhecendo o Timor Leste
A Ilha do Timor é uma terra de antiga habitação humana, e agricultores já conquistavam o seu sustento por volta de 12 mil anos A.C. Era uma terra com fortes relações comerciais com outras nações locais, como Timor Leste e Java. Mas e 1512 os portugueses atracaram na ilha em busca do Sândalo, madeira nobre utilizada para a fabricação de móveis de luxo e perfumes, e que naquela época cobria toda a ilha. O país sofreu a ocupação portuguesa e dos vizinhos indonésios, que durante anos reprimiram as forças locais e exterminaram civis em uma sangrenta guerra civil. Mas por intervenção da ONU (que enviou tropas australianas em 1999), a independência do Timor foi discutida por Portugal e Indonésia, e finalmente selada em 2002 pela votação do novo presidente em 2002.



O Timor leste possui hoje pouco mais de um milhão de habitantes, que se distribuem por um país extremamente montanhoso, e com clima predominantemente tropical, mas equatorial em algumas regiões. Por suas constantes guerras e conflitos envolvendo exército e civis, o país fora devastado e hoje sua economia ainda padece, fazendo a sua população pobre ter poucas chances de desenvolver o país.

A beleza turística
O Timor leste é dotado de uma natureza exuberante, que traz milhares de turistas todos os anos. O país possui praias paradisíacas, vastas florestas tropicais e imponentes cadeias montanhosas. Na verdade, só o que se pode ver no Timor são montanhas, que estão por todos os lados, sendo que o país recebeu o título de "uma grande montanha" pelos turistas, que se impressionam a cada dia com os incontáveis montes presentes. Seja qual for o seu destino por lá, é necessário subir. Mesmo assim, o grande número de turistas não cansa de visitar as praias de um mar verde-escuro e de um claríssimo azul, e de viagens incríveis por trilhas nas nuvens, de onde é possível ver e viver todas as belezas de um país de humanos confusos, mas de natureza clara e esplendorosa.



DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: República Democrática de Timor-Leste (Repúblika Demokrátika Timór Lorosa'e)
Capital do Timor Leste: Díli
Área: 14.609 km² (158º maior)
População: 947.000 (2005)
Idiomas Oficiais: Tétum e Português
Moeda: Dólar americano
Nacionalidade: Timorense
Principais Cidades: Díli, Lospalos, Suai

Bandeira da Timor Leste
Bandeira da Timor Leste

TURISMO Timor Leste:
Hino Nacional do Timor Leste
Mapas do Timor Leste



Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: