Atlas > Ásia > Jordânia

Jordânia



Há diversos países e culturas diferenciadas em todo o mundo, onde muitos acabam por influenciar outras nações, fazendo com que a mesma acrescente um pouco de sua culinária, cultura, atividades ou até mesmo conheça um pouco mais sobre a região em questão, para interessar-se pela mesma e, quem sabe, visitá-la.

A Jordânia é um país do Oriente Médio, onde o mesmo faz fronteira com a Síria, Iraque, Arábia Saudita e Golfo de Aqaba, sendo cercado por outros territórios de grande importância, além de alcançar uma pequena parte de Israel e da Cisjordânia.

Seu nome oficial é Reino de Hachemita da Jordânia, sendo o termo correto para utilizar-se, além de que no país este pode ser conhecido como Al Mamlakah al Urduniyah al, nome traduzido para árabe, que é o idioma oficial do país, além de existirem algumas línguas faladas para fácil comunicação com turistas e habitantes de outras regiões.

A capital da Jordânia é conhecida como Amã, onde esta é também uma das cidades principais do país, juntamente com Az-Zarqa e Irbid, duas regiões importantes do território que possuem forte influência comercial ou até mesmo grande população morando nestas.



Segundo os dados divulgados em 2005 a Jordânia possui cerca de cinco milhões e trezentos mil habitantes aproximadamente, espalhados por uma área de quase noventa e dois mil e quinhentos quilômetros quadrados, sendo considerado o 112º maior território existente de todo o mundo.

Como uma das características próprias do país, este possui uma moeda criada somente para realizar transações na região que é chamado de Dinar Jordaniano, mesmo sendo aceito por algumas áreas próximas.

A Jordânia possui um governo conhecido como monarquia constituicional, onde este foi baseado em uma constituição realizada em 1952 que deu origem a este tipo de política.

O território da Jordânia é basicamente constituido por planaltos de grandes altitudes, onde existem várias cadeias montanhosas, além de serras. Muitas partes da região do país são ligadas com mares famosos como o Mar Vermelho, Mar Morto e Rio Jordão, muito conhecidos em todo o mundo devido a diferentes importâncias que os mesmos possuem especificamente.



DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: Al Mamlakah al Urduniyah al Hashimiyah (Reino de Hachemita da Jordânia)
Capital da Jordânia: Amã
Área: 92.342 km² (112º maior)
População: 5,350 milhões (2005)
Idiomas Oficiais: Árabe
Moeda: Dinar Jordaniano
Nacionalidade: Jordaniana
Principal Cidade: Amã, Az-Zarqa, Irbid

Bandeira da Jordânia
Bandeira da Jordânia

TURISMO Jordânia:
Petra

Hino Nacional da Jordânia
Mapas da Jordânia



Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: