Atlas > Antártica

Antártica

Conheça mais sobre uma das maiores reservas naturais do mundo
A Antártica ou Antártida é conhecida como um grande e frio continente e com elevada altitude média. Os ventos chegam a 100 km/h. No entanto a velocidade da ventania já chegou em 320 km/h na área da costeira. A Antártica também é a maior reserva do planeta, com cerca de 80% da água doce e 90% do gelo, rica em recursos vivos e minerais. Uma das temperaturas mais baixas da Terra foi sentida no continente, -89 ºC, sendo que a média de temperatura na região durante o verão entre -10 ºC ou 40 ºC no interior. Devido às condições climáticas da região não há população permanente do continente, somente é realizado estudos por cientistas e biólogos nas bases polares.


Tratado da Antártida
Juridicamente, a Antártica foi designada reserva natural, com o objetivo de proteger um dos mais importantes patrimônios da humanidade, suas espécies raras que vivem no gelo e no ambiente pelo Protocolo de Madri, mais conhecido como Tratado da Antártida. Com isso, o continente também é objeto de pesquisa e exploração da ciência.


A beleza da Antártida é retratada em diversos livros, documentários e outros. Porém com os constantes efeitos e devastações climáticas que estão ocorrendo nos últimos anos, o continente está sofrendo algumas alterações como o efeito do degelo, quando as camadas de gelo derretem e animais nativos da reserva sofrem por falta de alimentos ou com as mudanças. Isso devido à atitude do próprio homem com a natureza, não preservando o meio ambiente, poluindo e agredindo o habitat desses seres vivos causando grandes desastres. Por isso a importância do Tratado da Antártida como forma de preservar as reservas naturais do continente e os seres que nele habita. Os pesquisadores e cientistas também estão estudando para encontrar formas de desacelerar o degelo da região que afeta todo o ambiente.

Turismo

mais locais turísticos
atlas