Atlas > América do Norte > México

México



País dos Astecas e dos Maias, o México é o segundo mais populoso das Américas. Localizado na parte norte do continente, o seu nome real é Estados Unidos Mexicanos e toma quase 2 milhões de quilômetros quadrados do espaço terrestre.

Católicos em sua maioria, em torno de 112 milhões de habitantes tem a Nossa Senhora de Guadalupe como padroeira da Nação. A grande parte da população é mestiça e sua língua oficial é o espanhol, mas ainda existem 54 outros dialetos internos. A capital do país, a Cidade do México, fica em uma área desértica como várias partes do território. Divido pelo Trópico de Câncer, o clima do país divide-se entre tropicais e áridos.

Em alguns pontos a seca é tanta, que se formam desertos, como de Chihuahua, e tornam o solo mexicano pouco produtivo. Mas não é por isso que a agricultura é deixada de lado. A produção de frutas e cereais ainda são a base da economia.



Em meio a poucos rios e lagos, o Rio Bravo se destaca por cruzar os Estados Unidos até o Golfo do México. As atividades vulcânicas da região geraram pontos mais altos e cadeias montanhosas. A Sierra Madre do Sul é uma delas, muito conhecida pela sua biodiversidade.

Apesar da grande imigração que acontece para os Estados Unidos, o México também é um dos países que mais recebe estrangeiros. A qualidade de vida é elevada e o país é bem desenvolvido economicamente. A industrialização é recente no país se comparada a outros países industrializados. A maior fonte de renda é proveniente da produção de petróleo. O México é o sexto maior produtor do mundo.

As grandes reservas de petróleo, gás e de carvão, tornam a região autossuficiente na geração de energia. A produção de minérios também é abundante, com exportações principalmente para o Canadá, Estados Unidos e Espanha.

A cultura do país é bem diversificada. O país se destaca pela produção de novelas, seriados e filmes reconhecidos em todo o mundo. Chaves e Chapolin Colorado são as suas marcas registradas. Mas não é só isso. Mesmo com um investimento baixo, os esportes também têm grande importância para os mexicanos. Loucos por futebol e futebol americano, eles participam de campeonatos nacionais e internacionais. O beisebol, a luta livre, o golfe e a charreada são outros esportes populares da região. A charreada, cujo nome vem da roupa usado pelos mexicanos, é parecida com o rodeio, competições com gados e cavalos.



DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: Estados Unidos Mexicanos
Capital do México: Cidade do México
Área: 1.964.375 km² (13º maior)
População: 112,3 milhões (Censo 2010)
Idiomas Oficiais: Espanhol
Moeda: Peso Mexicano
Nacionalidade: Mexicana
Principais Cidades: Cidade do México, Guadalajara, Cancún e Acapulco

Bandeira do México
Bandeira do México

Clima México
Fotos do México
Hino Nacional do México
Mapas do México
Turismo no México
Visto para México



Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: