Atlas > América do Norte > Canadá

Canadá



Para quem achava que Elizabeth II era apenas Rainha da Inglaterra se enganou. A chefe de Estado representa 16 países, dentre eles, o segundo maior país em território do mundo, o Canadá.

Apesar de ter a figura de uma rainha, o Estado é comandado pelo primeiro ministro Stephen Harper, eleito em 2011. Localizado na América do Norte, a sua área chega a quase 10 milhões de quadrados, praticamente igual a área de toda a superfície da Europa.

A federação composta por dez províncias e três territórios hoje, é proveniente da anexação da Terra de Rupert, propriedade cedida por uma companhia inglesa no século XIX.

Essa extensão faz dele o país ocidental banhado por três, dos cinco oceanos da Terra. São eles: Pacífico, Atlântico e Ártico, sem contar a grande quantidade de lagos. Não é à toa também a diversidade de climas, vegetações e dos fusos-horários - seis fusos no total.

Entretanto, todo o Canadá tem temperatura muito baixas se comparadas com o Brasil, por exemplo. Em algumas partes do território, o inverno é deixa as temperaturas tão baixas que chega a nevar.

As línguas oficiais dos 30 milhões de habitantes canadenses, aproximadamente, são o inglês e o francês. A dualidade acontece justamente porque a maioria da população é europeia com presenças de alguns indígenas e imigrantes.

A maioria da população é cristã e católica. Mas ainda há entre eles outros tipos de cristãos, como os protestantes luteranos e anglicanos, e também os não cristãos, islâmicos e judeus.




Selecionamos um vídeo com as melhores paisagens do Canadá!

O envelhecimento do povo canadense, junto com o alto desenvolvimento econômico, alta expectativa de vida e a consequente carência de mão-de-obra atraem um grande número de estrangeiros para a região.

Não é novidade em alguns lugares a maior parte das pessoas morarem nos centros urbanos. É não é diferente no país que faz fronteira apenas com Estados Unidos.

A agricultura não tem muito espaço na economia, já que são poucas as terras aptas para essa prática, que é mecanizada e concentrada em algumas regiões. A maior riqueza do país está em seus minerais, com jazidas de ferro, ouro, prata, petróleo e gás natural.

O alto nível de industrialização do Canadá faz do país uma das nações mais ricas, portador de uma moeda oficial, o dólar canadense.

Grande produtor de derivados das suas grandes extensões de florestas, papel, celulose e madeira, o Estado procura a sustentabilidade em sua ações e pratica o reflorestamento com frequência.

Considerando que o país tem muitas ilhas ao norte, e é cheio de terremotos e vulcões ativos, os principais pólos de produção ficam nas cidades mais do sul: Toronto, Montreal, Vancouver, Ottawa, Edmonton e Quebéc.

O país do Hóquei no gelo tem várias participações em campeonatos mundiais e eventos internacionais. Seus atletas e times se destacam na natação, no futebol e no esqui.

Falando em esqui, os esquimós são um povo lembrado quando se pensa na região do norte do globo. Chamados de Inuits, sua origem data de 4 mil anos atrás e possuem sua própria cultura, com danças, canções, lendas e festas.



DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: Canadá
Capital do Canadá: Ottawa
Área: 9.984.670 km² (2º maior)
População: 32.04 milhões (2004)
Idiomas Oficiais: Francês e Inglês - Aprenda Inglês On-line. É Grátis!
Moeda: Dólar Canadense
Nacionalidade: Canadense
Principais Cidades: Ottawa, Quebec e Toronto

Bandeira do Canadá
Bandeira do Canadá

Fotos do Canadá
Hino Nacional do Canadá
Intercâmbio no Canadá
Mapas do Canadá
Turismo no Canadá
Pontos Turísticos do Canadá



Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: