Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Amazônia

Amazônia

De grande importância para ecossistema, a Floresta Amazônica é uma das nossas maiores riquezas.

Quando se fala em biodiversidade, fauna e flora ou diversos outros assuntos referente à natureza, raramente não citamos a Floresta Amazônica. Referência para quase todos os temas biológicos e geográficos, a Amazônia tonou-se extremamente importante para o crescimento do tipo, por esse motivo então, ela é chamada e mundialmente conhecida por muitos de “pulmão do mundo”.

Apesar de chamarmos de nossa, a área da Floresta Amazônica abrange território de outros países como Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, entre outros. Em território brasileiro, a floresta mantém sua maior área, portanto tornou – se uma espécie de patrimônio natural brasileiro. É também nosso maior exemplo de bioma.



Geograficamente sua vegetação é tropical, como a maioria das áreas brasileiras, do tipo “fechada”; chamada assim por ter em toda sua extensão, árvores altas e muito próxima umas das outras. Tanto que se olharmos a floresta de uma visão aérea, podemos perceber um imenso tapete verde cobrindo toda a área. O que dificulta também, o crescimento de vegetações menores, devido a pouca quantidade de luz direta do sol. A Amazônia é um ótimo exemplo de equilíbrio com o ecossistema, isso significa que tudo que é produzido por ela é bem aproveitado por isso a tamanha importância quanto a sua preservação.

Apesar de toda beleza e importância natural da Floresta Amazônica, a área toda sofre bastante com queimadas e desmatamentos. Muitas madeireiras instalaram por toda a extensão da floresta, grandes máquinas para extração de troncos de árvores nobres.


As queimadas são em sua maioria provocadas por fazendeiros para aumentar a área de plantação e cultivo. Esses dois problemas levaram diversos geólogos, cientistas, biólogos e ambientais do mundo todo a iniciarem campanhas, palestras e outros movimentos que buscam a conscientização para que haja uma recuperação da área florestal já dada como prejudicada, evitando dessa forma o desequilíbrio do ecossistema o que poderia causar, em prejuízo extremo, a extinção da floresta.

Para ajudar na conscientização para a preservação da nossa floresta, foi criado o “Dia da Amazônia”. O dia 5 de setembro é uma data onde muitos ambientalistas de todo o mundo e voluntários pela causa aproveitam para trabalhar na exposição da importância, debater sobre problemas e buscar solução para tais e principalmente levar a escolas e seus jovens a importância mundial que a floresta tem. Esse dia foi escolhido por motivos históricos, pois foi no dia 05 de setembro de 1850 que D Pedro I criou a província do Amazonas.

Turismo

Fotos Amazônia
mais locais turísticos do Brasil
atlas