Atlas > América do Norte > Estados Unidos > Agendar visto EUA

Agendar visto EUA



Viajar para os Estados Unidos da América é o sonho de muitos brasileiros. E estas viagens aos EUA tem se tornado cada vez mais frequentes nos últimos anos. Cerca de um milhão de brasileiros visitam as Terras do Tio Sam por ano.

Apesar do grande interesse e das muitas oportunidades de turismo e de compras existentes nos EUA, a maior dificuldade para quem quer conhecer o país é conseguir o visto. Os Estados Unidos tem o processo de visto bastante demorado e que exige paciência. São inúmeros passos que precisam ser seguidos por quem deseja conseguir o documento.

Atualmente, o período para conseguir tirar o visto americano pode chegar a até três meses. Por isso, o interessado precisa se planejar com antecedência para não correr o risco de perder compromissos ou eventos com data marcada.



Há muito tipos de visto disponíveis como o visto para turista, visto de negócios, visto de estudante, visto de trabalho, entre outros. Sua primeira tarefa é escolher o tipo de visto adequado para você. Em seguida siga o seguinte passo-a-passo:

- Pagar a taxa de agendamento do visto de R$38,00. Este valor pode ser pago por cartão de crédito, débito em conta ou boleto bancário.

- Fazer o agendamento da entrevista de visto. Estas entrevistas podem ser feitas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife. Marque sua entrevista com bastante antecedência.

- Depois de agendar sua entrevista, preencha os formulários de solicitação. Estes formulários preenchidas deverão ser apresentados no momento da entrevista.



- Pagar a taxa de solicitação do visto no valor de US$131,00.

- Os documentos necessários para o visto americano são foto 5 x 7 recente, passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data da viagem, formulários preenchidos e o comprovante de pagamento das taxas. Reúna também o máximo de documentos que comprovem que você tem vínculos com o Brasil. São estes os documentos que serão analisados para avaliar sua situação.

- No dia marcado para a entrevista compareça na Embaixada dos Estados Unidos ou no Consulado.

Quem preferir pode contratar um despachante para cuidar da documentação e do preenchimento dos formulários. Mas, de qualquer maneira, o requerente deve comparecer pessoalmente no dia da entrevista.

Atualmente, o visto americano tem validade de dez anos.

Saiba mais sobre os EUA