Atlas > África > Eritréia

Eritréia



Intitulada oficialmente de Estado da Eritreia, este pais fica em uma região conhecida como Chifre da África. Este país faz fronteira com outros três, sendo eles a Etiópia (ao sul), o Sudão (ao oeste) e Djibuti (ao sudeste). Além disso, possui contatos diretos com o Lémen e a Arábia Saudita. O país possui saída para o mar, sendo banhado pelo Mar Vermelho.

Não se trata de um país de grandes extensões, com aproximadamente 118.000 km² de tamanho e mais ou menos 5 milhões de habitantes. Entretanto apesar de não ser muito populosa a Eritreia ocupa uma posição, geográfica, de suma importância, visto que se localiza entre o oceano Índico e o Canal de Suez. A capital da Eritréia se chama Asmara.



Criado pela Itália em 1° de janeiro do ano de 1890, a Eritreia continuou sendo ocupada por este país até o ano de 1941. Mais tarde, após a retirada do domínio italiano, a Eritreia passou então a ser dominada pelos britânicos, de 1941 até o ano de 1952. Só em 1952 é que a Organização das Nações Unidas (ONU), reconheceu a sua autonomia. A partir de então a Eritreia se filiou a Etiópia, a independência do país viria só mais tarde, no ano de 1993, no dia 24 de março.

Um marco histórico neste país foi à guerra dos 30 anos, onde por mais de três décadas a Eritreia esteve em combate com a Etiópia. O país ficou em ruínas. Com mais de 100 mil mortos e aproximadamente 350 mil refugiados. A luta era por áreas de fronteira. No ano de 200 finalmente um acordo de paz fora assinado entre os dois países.

Atualmente o grande problema enfrentado pelo país é a irregularidade das chuvas e as sequelas que ainda ficaram da guerra. Boa parte da população, cerca de 80%, vive da agricultura de subsistência. Na capital, Asmara, há algumas indústrias, voltadas para a produção de alimentos, artigos de couro e fabricação têxtil. Por causa do baixo índice de alfabetismo, há ausência de mão de obra qualificada. Assim, boa parte da população vive bem abaixo da linha de pobreza.



DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: República da Eritréia
Capital de Eritréia: Asmará
Área: 117.600 km² (100º maior)
População: 4.401.000 (2005)
Idiomas Oficiais: inglês, árabe, tigrina, tigre, saho, afar, edareb, cunama, nara, bilieno - - Aprenda Inglês On-line. É Grátis!
Moeda: FrancoCFA
Nacionalidade: Eritréia
Principais Cidades: Asmará, Assab, Keren, Massawa

Bandeira da Eritréia
Bandeira da Eritréia

Hino Nacional da Eritréia
Mapas da Eritréia


Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: