Atlas > África > Egito

Egito



Um dos países mais populosos da África, o Egito é oficialmente intitulado de República Árabe do Egito. Quase toda a região do país é desértica, por isso a maior parte da população vive as margens do rio Nilo. A Capital do país é o Cairo e nela metade da população habita. O restante se divide entre Alexandria e outras cidades do Delta do Nilo.

O Egito é conhecido mundialmente por seus hábitos e por sua antiga civilização. As pirâmides, junto com a Grande Esfinge, um dos monumentos mais famosos do mundo, se destacam e chamam a atenção dos turistas. Mas sua importância vai além, sendo um país politicamente importante para a região do Norte da África e do Médio Oriente.



No ano de 2011 o Egito ganhou destaque mundial, por meio dos protestos contra o então regime de Hosni Mubarak. O país inteiro protestou contra o sistema governamental de Mubarack, pedindo a remoção deste do poder. Após perder o domínio da população, Mubarak se viu obrigado a fugir do Cairo, renunciando ao poder. Com a renuncia os militares assumiram o controle durante um pequeno prazo de tempo, até que novas eleições fossem realizadas. Neste período mudanças constitucionais foram realizadas e o parlamento do Egito foi dissolvido.

No que se refere à religião, cerca de 90% da população é islã sunita, mas existe a presença, de uma minoria protestante, católica, armênia, ortodoxos gregos e coptas. Há uma tolerância religiosa, mas para se construir igrejas é preciso de autorização governamental. Os judeus viveram durante algum tempo no país, mas em 1956 se retiraram após o ataque das forças armadas de Israel ao Egito.

O sistema econômico do país é dirigido principalmente pela extração de petróleo e a exportação do mesmo. Entretanto o sistema de agricultura é bem desenvolvido, se destacando no país juntamente com o turismo. Uma grande problemática do país é o aumento populacional, pois como os recursos de terra cultivável são limitados, há um sobrecarregamento dos recursos e do sistema econômico. Mas o governo tem lutado para mudar este cenário, investindo em reformas econômicas e infraestrutura física no país. Contando também com a ajuda dos EUA.



DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: República Árabe do Egito (al-Jumhuriya Misr al-'Arabiya)
Capital do Egito: Cairo
Área: 1.001.449 km² (30º maior)
População: 77.498.000 (2007)
Idiomas Oficiais: Árabe
Moeda: Libra Egípcia
Nacionalidade: Egípcia
Principal Cidade: Cairo, El Gîza, Alexandria

Bandeira da Egito
Bandeira da Egito

Pirâmides de Guizé

Fotos do Egito
Hino Nacional do Egito
Mapas do Egito
Turismo no Egito


Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: