Atlas > África > Comores

Comores



O País de Comores é constituído por três ilhas vulcânicas que compõem o Arquipélago de Comores. Está localizado na África e fica próximo a ilha de Madagascar, sendo rodeado por diversas outra ilhas. Um dos maiores problemas da economia do país é a sua localização, pois fica em local composto por solo rochoso, o que não é favorável para a agricultura. Entretanto a atividade marinha é rica, com uma diversidade bem variada.

No ano de 1843 a França fora a responsável pela ocupação da ilha de Mayotte, onde permanece até o momento. O grande atrativo para a França fora o posicionamento estratégico, geograficamente falando, que o país possui além da boa quantidade de produção de especiarias.



No ano de 1974 a população de Comores solicitou sua independência, entretanto a ilha de Mayotte votou contra a junção com outras ilhas, o motivo principal fora a recusa de se juntar a ilhas islâmicas. As demais ilhas conquistaram sua independência, mas Mayotte ainda continua pertencendo a França. No ano de 1975 a Comores ganhou oficialmente sua independência, ficando intitulada ode República Federal e Islâmica das Comores.

Comores, assim como outras regiões da África, possui um baixo índice de alfabetismo e uma econômica estagnada, sendo considerado um dos países mais pobres do mundo. O país além de possuir uma economia ruim, não consegue produzir alimentos suficientes para sua população. A renda per capita é de U$$ 1,000. A taxa de desemprego é elevada e a falta de profissionais capacitados é um grande problema econômico. Assim, até mesmo por sua localização geográfica, a pesca acabou sendo uma das principais atividades do país.

O sistema religioso também gera muitos conflitos. A constituição de Comores estabelece que há liberdade religiosa, entretanto há um código penal que proíbe severamente o proselitismo de outras religiões que não seja o islamismo. No ano de 2009 fora publicado um documento constitucional determinando que o Islã é de fato a religião oficial do país. Assim, fica proibido que grupos de cristãos evangelizem no país, sob risco de ser multado e/ou preso. Há ainda a discriminação com os cristãos, entretanto no caso de prática religiosa particular não há restrições.



DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: República Federal Islâmica de Comores (Republique Fédérale Islamique des Comores)
Capital de Comores: Moroni
Área: 2.170 km² (167º maior)
População: 596.202 (2003)
Idiomas Oficiais: Shikomor, Árabe, Francês
Moeda: Franco das Comores
Nacionalidade: Comorense
Principais Cidades: Moroni, Mutsamudu, Domoni

Bandeira da Comores
Bandeira da Comores

Hino Nacional de Comores
Mapas de Comores


Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: