Atlas > África > Burundi

Burundi



Pequeno país localizado na região africana, o Burundi, conhecido oficialmente como República do Burundi, faz divisa ao norte com a Ruanda, ao leste com a Tanzânia e ao oeste com a República Democrática do Congo. Um dos maiores atrativos do país, o Rio Nilo, tem sua nascente no Burundi. A capital do país é Bujmbura, sendo identificado como o país mais pobre do continente africano.

Após uma divisão feita em 1885, em uma conferencia na cidade de Berlim, alguns territórios da África foram partilhados e o Burundi ficou entregue à Alemanha. Após o acontecimento da I Guerra Mundial, Ruanda e Burundi foram unificados e a Bélgica passou então a ser a tutora dos dois países. Todavia em 1946 este cenário foi modificado e a ONU (organização das Nações Unidas) passou então a ser a tutora de ambos.



No ano de 1962 finalmente o Burundi passa a ser independente, mas sob a monarquia tutsi. A Bélgica retirou então suas forças militares e desde então a luta pelo poder passou a ser um conflito étnico, onde toda a população é atingida.

No ano de 1965 ocorre então uma espécie de rebelião e o governo a esmaga de forma agressiva. A monarquia é então derrubada através de um golpe de Estado. O então primeiro ministro Michel Micombero, é o líder do golpe, ele proclama então a república e assuma presidência de Burundi. A partir de então diversos golpes, perseguições e guerrilhas passam a fazer parte da historia do Burundi, os tutsis perseguem os hutus e milhares de mortes são ocasionadas por esta rivalidade.

No ano de 1993 aconteceu um dos períodos mais críticos da historia do país. Melchior Ndadaye foi eleito presidente de forma democrática e após quatro meses no cargo fora fuzilado por oficiais tutsis. Como era de se esperar os hutus reagem e uma guerra civil se inicia, e perdura até os dias de hoje. De acordo com dados da ONU cerca de 200 mil pessoas já morreram e outros 1 milhão estão refugiados em países africanos vizinhos. A guerrilha afeta a economia que é considerada uma das piores do mundo.



DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: República de Burundi
Capital de Burundi: Bujumburau
Área: 27.830 km² (145º maior)
População: 7.548.000 (2005)
Idiomas Oficiais: Kirundi (oficial), Francês, Rundi e KiSwahili
Moeda: Franco do Burundi
Nacionalidade: burundinesa
Principais Cidades: Bujumbura, Cibiotoke, Muyinga, Ngozi, Giteka, Bururi

Bandeira da Burundi
Bandeira da Burundi

Hino Nacional de Burundi
Mapas de Burundi


Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: