Atlas > África > Burkina Faso

Burkina Faso



Um país africano não muito conhecido, o Burkina Faso está localizado na região oeste e ao norte de Mali, ao leste há o Níger e ao sul tomos o Benim, Togo, Gana e a Costa do Marfim. A capital do país é Uagadugu. Infelizmente é conhecido por seu baixo nível de alfabetização, apenas 23,6% da população é devidamente alfabetizada.

Não possui grandes extensões territoriais, com uma área total de 274, 200 km² e com um numero de 15.757.00 habitantes. Até o ano de 1984 o país se chamava República do Alto da Volta, mas após este ano foi rebatizado, no dia 04 de agosto. A mudança foi feita pelo então presidente Thomas Sankara. O nome Burkina Faso significa “terra de pessoas verticais”, mas pode haver outras traduções como “terra de homens íntegros” ou “pátria de homens íntegros”.

Até o século XIX o Burkina Faso ainda vivia no império Mossi, porém em 1986 os franceses chegaram ao país e o reivindicaram, mas a Mossi resistiu até o ano de 1901, quando a capital Uagadugu fora capturada.



No ano de 1960, na data de 05 de agosto, Maurice Yameogo assumiu a presidência do país, mas após muitas greves de operários acabou não resistindo e entregando o cargo ao coronel Sangoule Laminzana, que governou durante toda a década do ano de 1970. Foi presidente militar e também civil.

Em 1980 houve uma reviravolta e o coronel Saye Zerbo acabou derrubando Sangoule Laminzana. Entretanto Zerbo não ficou muito tempo no poder, ficando apenas dois anos e sendo derrubado logo após por Dr. Jean Baptiste Quedraogo. No ano de 1983, em 04 de agosto Sankara e Blaise Campaoré dirigiram um golpe militar.

Em 02 de junho, do ano de 1991 o Burkina Faso teve a sua constituição alterada, onde fora estabelecido que o governo haveria de ser semipresencial, com um sistema parlamentar que pode ser dissolvido a qualquer momento pelo Presidente do país. As ações de mudança constitucional visavam o impedimento da reeleição de Blaise Compaoré, porém o mesmo fora reeleito no ano de 1998. Sendo o presidente até então, com seu 26° ano de governo.



DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: Burkina Faso
Capital de Burkina Faso: Ouagadougou
Área: 274.200 km² (72º maior)
População: 13.228.460 (2003)
Idiomas Oficiais: Francês
Moeda: FrancoCFA
Nacionalidade: Burquinense, burquinabê
Principal Cidade: Ouagadougou

Bandeira da Burkina Faso
Bandeira da Burkina Faso

Hino Nacional de Burkina Faso
Mapas de Burkina Faso


Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: