Atlas > África > Botswana

Botsuana



Denominado oficialmente de República de Botsuana. Este país se localiza na África meridional, é possui um território de 581.730 km², o que equivale a aproximadamente a extensão do Estado de Minas Gerais, no Brasil.

A capital da Botsuana é Gaborone, e diferente de muitos países da África, não possui saída para o mar. Faz fronteira com outros três países, a Namíbia, o Zimbábue e a África do Sul. Diversos dialetos são falados no país, entretanto apenas o tsuana e o inglês são oficiais. A religião majoritária, em número de seguidores é o cristianismo, com cerca de 70% da população, entretanto há a presença de outras crenças, que são a minoria no país.

A moeda oficial do país é a pula, que significa chuva em tsuana, além de ser também o lema oficial, que está escrito no brasão do país.



Quem nasce no país de Botswana é Batswana, o termo é uma referencia que é utilizada como forma de se referir ao principal grupo étnico presente no país. Na África do Sul também existe o mesmo grupo étnico, entretanto lá recebem o nome de tswana.

A princípio a agricultura e o pastoreio eram as atividades de subsistência dos batswana, porém após o contato com os europeus este perfil sofreu alterações. Atualmente a Botswana é considerada um dos países de maior sucesso econômico da África, no que se refere a sua história. No ano de 1966 ganhou sua independência, não sendo mais colônia da Grã-Bretanha. Durante este processo de dominação estava entre os 25 países mais pobres do mundo e com menor índice de desenvolvimento. Após sua independência o país evoluiu significativamente, investindo em educação, em infraestrutura, em setores industriais, dentre outros.

Os esforços foram conjuntos para que o país crescesse, as estradas não possuíam zonas de acesso, sendo pouquíssimas asfaltadas. Não havia saneamento básico, quase em nenhum lugar, as escolas eram precárias e a estrutura física do país não atendia as necessidades da população, mas este cenário mudou. Após a independência o governo se aliou ao setor privado e com a ajuda da população de outros, as mudanças ocorrem de modo significativo. De fato a extração de minério, em especial o diamante, tem sido o maior impulsionador da economia.



DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: Botswana
Capital de Botswana: Gaborone
Área: 600.370 km² (44º maior)
População: 1.57 milhões (2003)
Idioma Oficial: Inglês - Aprenda Inglês On-line. É Grátis!
Moeda: Pula
Nacionalidade: Betchuana
Principais Cidades: Gaborone, Francistown, Molepolole e Selebi-Phikwe

Bandeira da Botswana
Bandeira da Botswana

Hino Nacional da Botswana
Mapas da Botswana


Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: