Atlas > África > Argélia

Argélia



O segundo maior país, em extensão, a Argélia se localiza ao litoral norte da África e é banhada pelo mar Mediterrâneo, sendo menor apenas que o Sudão. Faz fronteira com grandes países turísticos como o Marrocos (ao oeste), o Saara Ocidental, a Mauritânia (a sudoeste), a Tunísia (ao nordeste), a Líbia (a leste), o Níger (ao sul) e Mali (ao sul).

Dominado pela França e 1857, a sua invasão começou no ano de 1830. A intenção francesa era a dominação da região litorânea. O que de fato ocorreu. Entretanto na Segunda Guerra Mundial a Argélia passou a lutar de forma intensa pela sua independência, se levantando incrivelmente no ano de 1945, todavia o resultado não fora satisfatório, visto que a França reprimiu a tentativa de independência com bastante violência.



Mas a repressão não fez com que o país desistisse da liberdade, e em 1954 se iniciou outra luta contra a dominação francesa, com a organização da FLN, a Frente de Libertação Nacional. Entretanto a luta durou oito anos, e em 1962 a França reconheceu então a independência da Argélia.

Aproximadamente mais de um milhão de franceses saíram do país e foram residir na França. Ahmed Bem Bella, então representante da FLN, passou a governar a Argélia. Outra luta se iniciou então, a busca pelo multipartidarismo, pois a FLN era a única opção partidária no país, e assim através de diversos processos ocorreu uma reforma na constituição e no ano de 1989 o multipartidarismo passou a ser aceito. Nasce então a FIS, Frente de Libertação Islâmica, em oposição a FLN.

Atualmente é ocupado por diversos povos, de regiões diversificadas, como os árabes, romanos e bizantinos, entretanto suas primeiras habitações foram feitas pelos berberes.

O nome oficial do país é República Democrática e Popular da Argélia, sendo sua capital a Argel. O país fica na costa do Mediterrâneo. E só passou a ser um país independente a partir do ano de 1962, quando passou então a integrar a União Africana (UA), a Liga Árabe e a Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a Argélia também integra a OPEP, Organização dos Países Exportadores de Petróleo.



DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: Al-Jumhuriyah al-Jaza’iriyah ad-Dimuqratiyah ash-Sha’biyah (República Popular e Democrática da Argélia)
Capital da Argélia: Argel
Área: 2.381.740 km² (11º maior)
População: 32.81 milhões (2002)
Idioma Oficial: Árabe
Moeda: Dinar Argeliano
Nacionalidade: Argeliana
Principais Cidades: Argel, Oran, Constantine e Annaba

Bandeira da Argélia
Bandeira da Argélia

Hino Nacional da Argélia
Mapas da Argélia


Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: