Atlas > África > Angola

Angola



Conhecida por sua pobreza a Angola tem muitas riquezas naturais e um povo extremamente receptivo. A República de Angola, nome oficial do país, se localiza na parte da costa ocidental da África, próxima a República Democrática do Congo, fazendo fronteira também a Zâmbia (ao leste), Namíbia (ao sul) e pelo Oceano Atlântico (a oeste). Sua capital se chama Luanda.

Assim como o Brasil, a Angola também foi colônia de Portugal, permanecendo colônia deste país até o ano de 1975. Todavia, ao contrário do que se imaginava a autonomia política não trouxe paz à população e a luta tomou outra direção, agora as divergências políticas é o maior problema.

Sendo o segundo maior produtor de petróleo do mundo e grande exportador de diamantes, a Angola é país pobre por o índice de corrupção é muito alto e o desenvolvimento humano é um dos mais baixos do mundo, o que não colabora para o crescimento do país.



As guerrilhas também causam grande transtorno, mesmo após a assinatura do acordo de paz com a FLEC, no ano de 2000. A FLEC é uma frente de guerrilha e seu objetivo a secessão de Cabinda, que é a maior produtora de petróleo do local, onde cerca de 65% de petróleo da Angola é extraído.

Acredita-se que até o ano de 2015 a Angola deverá ser o maior país da África sub-saariana a produzir petróleo. Além da extração de petróleo a Angola também desenvolve atividades agrícolas como a produção de milho, café e cana-de-açúcar. Contando também com atividades agropecuárias, principalmente na criação de caprinos.

A população usa diversos dialetos para se comunicar, assim como no restante da África, entretanto a língua oficial reconhecida é o português. Todavia a educação no país ainda é muito precária, além da pouca quantidade de escolas, boa parte do professores não possuem condições de aplicação de ensino, tendo que dar aula nas ruas, o que consequentemente dificulta a aprendizagem da leitura e da escrita.

Uma grande curiosidade é a figura do idoso. Ao contrário de outros lugares, na Angola o idoso ocupa um lugar de destaque, de privilegio, pois são vistos como os detentores dos conhecimentos da vida.



DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: República de Angola
Capital de Angola: Luanda
Área: 1.246.700 km² (22º maior)
População: 10.97 milhões (2003)
Idioma Oficial: Português
Moeda: Kwanza
Nacionalidade: Angolana
Principais Cidades: Luanda, Huambo, Lobito, Benguela e Lubango

Bandeira da Angola
Bandeira da Angola

Hino Nacional de Angola
Mapas de Angola
Turismo em Angola

Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: