Astrologia > Como Rezar o Terço

Como Rezar o Terço


Você sabe rezar um terço? Pode parecer uma pergunta boba, para muitos sem importância. Mas a verdade é que a fé e aquilo em que se acredita estão totalmente ligadas a isso, o que comprova sua relevância para muitas pessoas.

Para entender como se reza um terço, deve-se saber que ele vem do Rosário. Este é dividido em mistérios: Mistérios Gozosos; Mistérios Dolorosos; Mistérios Gloriosos. Mais tarde acrescentado pelo Papa João Paulo II, os Mistérios Luminosos. Assim, estes Mistérios dividem a vida de Cristo em quatro fases.

A cada vez que se reza um terço inteiro, está sendo rezado, portanto, uma parte do rosário, um dos Mistérios que o compõe. Sendo que, cada Mistério apresenta outros cinco mistérios, ou seja, momentos marcantes da vida de Jesus Cristo que são lembrados durante a oração.



Então como se reza o terço?
Inicia-se segurando a cruz, fazendo o sinal da cruz. Em seguida rezando a oração que se chama Credo. Depois, na conta maior, o pai nosso, seguido pelas três contas menores, rezando uma ave Maria em cada uma. Na conta que se segue um Glória “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.” Nesse momento contempla-se o primeiro mistério e se reza mais um Pai Nosso.

Nas próximas dez contas que se seguem, se repete dez Ave Marias. Na décima primeira conta, se reza outro Glória. Ainda na mesma conta, se reza também a jaculatória: “Ó meu Jesus perdoai-me, livrai-me do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”.



Pode-se então contemplar o 2º mistério e prosseguir da mesma forma rezando mais um Pai Nosso e as dez Aves Marias, o Glória e a Jaculatória. Assim até passar pelo 5º mistério. Quando se completa a Coroa, reza-se, então a Salve Rainha:

“Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas! Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre! Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.”

Assim termina a recitação de um Terço. É muito fácil entender com ele funciona. O mais difícil é além de apreender o que cada gesto significa colocar a verdadeira fé em cada oração. No entanto, se você cresceu cercado de pessoas que lhe ensinaram a importância desse momento e o significado desse gesto de prova da fé, será simples de executa-lo cada vez que se fizer necessário, isso porque, a vontade de aplicar a fé não exige momento, pessoa ou lugar, ela existe e ponto.

Passar essa fé de geração em geração é a palavra chave para um mundo melhor, mais humano e onde as pessoas se respeitem, se amem e façam o bem se olhar para quem.