Astrologia > Como Jogar Búzios

Como Jogar Búzios


O búzio é uma concha de praia que possui vários tamanhos, e é usada como instrumento para se comunicar com os orixás. O jogo de búzios tem como finalidade adivinhar o futuro, e é muito utilizado em várias religiões de origem africana. Há diversas formas de jogas os búzios, e depende muito de qual método a pessoa que está jogando costuma usar.



A forma de jogar pode variar de acordo com a região da África, sendo que a mais comum é baseada no arremesso de 16 ou 17 búzios em uma mesa preparada para tal, e a pessoa irá analisar o que os búzios querem dizer de acordo com o jeito que eles caíram. Antes de iniciar o jogo, o adivinho reza e saúda os Orixás e enquanto joga os búzios, faz perguntas e conversa com os espíritos. Acredita-se que as divindades interferem no jeito em que os búzios caem sobre a mesa, para que dessa maneira a mensagem e as respostas aos questionamentos sejam transmitidos corretamente.



O jogo de búzios com 21 peças também é comum, e o de quatro búzios é mais utilizado para responder às perguntas. O número de búzios usados pode variar de acordo com a região, pois cada uma pode apresentar um método diferente para jogar os búzios. Os búzios podem ser jogados apenas em uma mesa com uma toalha branca simples ou em um círculo formado por colares, com objetos que representam os Orixás. Ou ainda em uma peneira também com fios-de-conta (colares) e outros objetos. Existem mesas até com adornos de ouro, e podemos encontrar das mais simples até as mais sofisticadas. Há uma maneira de jogar búzios que é dada a cada peça um significado próprio, e o maior deles é o representante de Deus, que recebe o nome de Oxalá.